Monday's Mona Lisa


A banda Monday’s Mona Lisa inicialmente foi formada apenas pelos irmãos Forcier, Austin e Dustin. 

O festival The Art of Sound em Cape Canaveral, Flórida, precisava de algumas bandas ao vivo com músicas autorias, então o professor de piando do Dustin perguntou se os irmãos poderiam tocar, e foi quando os dois se juntaram e formaram a primeira formação do MML, ou Ready In A Minute, como foi chamada inicialmente. Isso aconteceu em 17 de abril de 2010. O primo deles, o sargento Robert D. Sanchez, assassinado em ação (KIA – Killed In Action) em 1° de outubro de 2009, foi a inspiração para a primeira música do Austin, chamado “21 Shots to Rest”. Eles tinham outras quatro músicas apenas, então os dois irmão praticaram e escreveram por alguns dias e subiram ao palco do Art of Sound. Com apenas cinco músicas autorais e sem experiência nenhuma em palco, eles já sabiam o que eles iriam fazer para o resto de suas vidas. No verão de 2011, eles foram abordados por Bandhouse Music Group de Nashville, Tennessee, que ofereceu para eles um contrato, que eles assinaram em 17 de Agosto do mesmo ano, e desde então eles vem trabalhando na carreira musical, com dois EPs lançados até agora (Who I Want To Be e Katy Perry) e trabalhando no novo EP o All Covered Up. MML (como é chamado comumente) agora é composto por três integrantes, os irmãos Austin Forcier (vocal principal e guitarra), Dustin Forcier (piano/teclado e vocal), e Wyatt Kassin que foi aceito em um teste (bateria).

Essa banda, apesar de recente, já teve várias formações diferentes antes da atual (até onde consegui achar, mas as informações foram muito vagas). Primeiro foi dos irmãos Austin e Dustin, e na época de mudança do nome da banda, chegou a ter cinco integrantes (Austin, Dustin, Wyatt que estão até hoje, e o ex-integrantes Manny Fawcett e Taylor Hewitt), depois o Taylor saiu da banda, ficando só os outros quatro, mas não passou muito tempo e o Manny também saiu. Agora a banda só estava formada com três integrantes (Austin, Dustin e Wyatt), mas o Mark, que era um fã da banda e um baixista talentoso, foi convidado pela própria banda para fazer o teste como baixista, e no dia 9 de setembro de 2014, o Mark foi oficialmente considerado o novo integrante do MML, mas no dia 21 de janeiro de 2016 (quase um ano e meio depois), a banda anunciou na sua página do Facebook que Mark DeMao, por complicações de saúde, teve que deixar a banda (leia mais sobre o assunto aqui), e assim a banda voltou a ser um trio (Os irmãos Forcier Austin e Dustin e o Wyatt).

O Austin respondeu em uma entrevista a história do nome da banda.
A: “Na nossa primeira apresentação, eu não queria ir para o palco sem um nome, mas eu não conseguia aparecer com um. Então como nós estávamos chegando com nossos instrumentos, nossa mãe estava tipo “Vocês não podem estar prontos em um minuto”. E eu fiquei tipo, sim, nós estamos. Então esse foi o nosso primeiro nome Ready In A Minute (Pontos em Um Minuto). E eu sempre quis mudar isso, mas nunca tive tempo, então, quando eu, Dustin e Manny já tocando um ano clicamos juntos em prática. É como se tivesse acontecendo um mini big bang. E eu fiquei tipo, esta não é a mesma banda que era a dois dias atrás. Nos tivemos que trocar o nome.
Então eu fiquei pensando sobre isso no chuveiro, tentando pensar em um nome com três palavras, porque eu realmente gosto de bandas com três palavras, e eu estava ensaboando, enxugando e repetindo, e me surgiu Monday’s Mona Lisa. A parte Monday simboliza o renascimento da banda e a parte Mona Lisa, representa basicamente o que nós queremos que a nossa música faça. Nós queremos trazer algo novo para o que está acontecendo. Nós tocamos músicas muito diferentes. É como pop-punk reunido com acústico, como rock post-grunge dos anos 90 reunido com o country. Nós queremos trazer para frente. Nós queremos que as nossas músicas tenham o efeito Mona Lisa”.

Esse efeito Mona Lisa que o Austin se refere é principalmente o efeito “eterno”. Isso ele se refere em outra entrevista. Ele quer que a música deles sejam eternas como o famoso quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci foi.

Eles disseram em outra entrevista as influências musicais da banda (essa entrevista foi na época da formação com cinco pessoas, então o Mark não estava, e automaticamente, não há a informação do mesmo):

Austin: Para mim, é Blink-182, Matchbox 20 e John Mayer. Blink-182 foi a verdadeira razão para eu começar a tocar guitarra. Rob Thomas foi uma enorme influencia em mim desde que eu era pequeno. Eu gosto do jeito que ele coloca as palavras… realmente poético e é profundo. Quando eu escrevo uma linha, se não é digno de Rob Thomas, eu não continuo.

Taylor Hewitt (ex integrante): Eu realmente sou como Keith Urban… Three Days Grace. Uma banda cristã que eu gosto é Mercy Me… e Casting Crowns. Eu gosto desse tipo de coisa.

Wyatt: Eu gosto de muitos estilos musicais diferentes. Eu ouço principalmente Blink-182, Nirvana e outros grupos grunge rock de 90, coisas do gênero. Muitos punk-rock. Sum 41, coisas do tipo.

Dustin: eu sou completamente o oposto. Eu gosto mais de pop, dias de hoje, como Adele, Kelly Clarkson. Coisas da Broadway. É!

Austin: ou coisas depressivas. Como Sarah McLa… Mc Lau… como você pronuncia?

Dustin: É, isso também! Eu gosto de coisas tristes.

Austin: Ele colocou aquela influência clássica no rock e isso adicionou um aspecto muito legal. Manny?

Manny Fawcett (ex-integrante): Minha banda favorita tem que ser definitivamente Blink-182, Guns N’ Roses e All Time Low. Eu tenho um tipo de obsessão por All Time Low. Se você olhar minhas músicas do MP3, é tudo All Time Low.

Na outra entrevista (já com três integrantes, Austin, Dustin e Wyatt), eles revelaram também, a história do nome do fandom (Mini Monas), outros instrumentos que tocam, quem está por trás das criações das Lyric Videos do EP Who I Want To Be, inspirações das letras, e outros. (Irei dar uma resumida)

O nome do fandom foi criado, na época em que eles faziam vídeos lives na YouNow.com, as fãs deles perguntaram, como poderia ser chamada as fã-bases deles, então eles fizeram uma votação com algumas sugestões de fãs, e o Mini Mona’s venceu.
Já a criação do Lyric Videos, disseram que Austin pode ter o crédito de muitos dos materiais, mas todos fizeram a sua parte, então tecnicamente, os três foram os responsáveis pelos vídeos.
Dustin, é aparentemente o mais apto a tocar vários instrumentos muito bem, já Austin, toca um pouco de bateria e Wyatt toca um pouco de guitarra, mas que se precisassem aprender outros instrumentos, eles estão dispostos. Para eles, a música define eles, que é um meio de expressão e uma forma de escapar do drama do dia a dia, e para eles, eles não tem nenhum talento oculto. Na época da entrevista, eles tinham acabado de perder o Manny, e eles disseram que tiveram que readaptar as músicas novamente, já que de quatro integrantes, passaram a ter três, mas eles conseguiram se tornar até melhores.

Já a composição das músicas, eles disseram que a inspiração deles é na maioria das vezes experiências da vida, amores, relacionamentos, e que na maioria das vezes, começa com uma melodia no violão, uma melodia vocal, e depois vão montando como se fosse um quebra-cabeça. E se já ouviram uma música deles, e repararem que a letra ficou diferente em outro vídeo, não se preocupem, a letra não mudou, disseram que essa mudança apenas acontece, quando o Austin acaba esquecendo a letra. :D


Ex-integrantes: Taylor Hewitt, Manny Fawcett e Mark DeMao (2016)